Eventos

As festas e eventos em Dores do Indaiá são em geral manifestações da população dorense que refletem muito os seus  hábitos e costumes, baseados essencialmente na cultura do campo e na religiosidade, os exemplos mais concretos são as tradicionais e famosas Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá (Expodores) que possui mais de 50 anos e a Festa do Rosário, cuja a devoção a Nossa Senhora do Rosário é datada de 1832, antes mesmo da emancipação político-administrativa da cidade.

As festas e eventos acontecem em todo ano e atraem além da comunidade local, turistas de diversos locais de Minas Gerais e do Brasil. 

PRINCIPAIS EVENTOS  

> Dores Folia: é a tradicional festa de carnaval de Dores do Indaiá, geralmente ocorre em fevereiro ou março nas praças da cidade, tais como a praça Cívica e a praça do Triângulo. O evento conta com bandas locais e blocos carnavalescos. 

> Semana Santa: o evento começa no Domingo de Ramos, com missas na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Na sexta-feira da paixão é encenada a morte de Jesus Cristo na praça da Matriz, reunindo milhares de fiéis. 

> Motofest: é o Encontro Nacional de Motociclistas que geralmente ocorre no final do mês de maio no Parque de Exposições Sigefredo Costa. 

> Festa Junina Regional: importante evento da cultura caipira do interior do Brasil. O evento ocorre em junho no parque de exposição da cidade com forte participação da comunidade local. 

> Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá (Expodores): tradicional evento da cidade, a exposição agropecuária acontece desde 1965 no Parque de Exposições Sigefredo Costa. São quatro dias de festa no mês de julho que acontecem shows, rodeios, missa sertaneja e exposição de animais. 

> Festa do Rosário: tradicional evento religioso que movimenta toda a cidade, com seus vários ternos que se apresentam pelas ruas, população local e turistas. A devoção a Nossa Senhora do Rosário é datada de 1832, e essa religiosidade é visível todo agosto de cada ano. 


FOTO 01:
Festa do Rosário em Dores do Indaiá. Foto de Sueli Santos.

> Festa Caboclos do Sertão: ocorre em outubro no parque de exposições de Dores. O evento é uma grande comemoração da cultura caipira, com seus jeitos e costumes. 

> Aniversário de Dores do Indaiá: o evento ocorre dia 8 de outubro, porém a comemoração não é regular, dependendo da decisão da prefeitura municipal. 

> Reveillon no Castelo Indaiá: ocorre no dia 31 de dezembro no Castelo Indaiá, atraindo milhares de turistas e dorenses com muita música e agitação. 

Dores do Indaiá também possui bons espaços para festas e eventos de diferentes portes (grande, médio e pequeno) e estilos. Há espaços para exposição de animais, rodeios, casamentos, festas de aniversário, shows, etc.

LOCAIS DE EVENTOS 

> Parque de Exposições Sigefredo Costa: Praça Geraldo Alves Machado, bairro Oswaldo Soares Costa. Telefone: (37) 3551-1264.

> Castelo Indaiá: Rodovia MG-176, km 41, sem número, zona rural de Dores do Indaiá. Telefone: (31) 9 9287-9807.

> Indaiá Clube: Avenida Francisco Campos, 702, Centro. Telefone: (37) 3551-1256.

> Associação Atlética Banco do Brasil (AABB): Rua Tiradentes, 70, Centro. Telefone: (37) 3551-1154.

> Lions Clube: Praça Antônio Melato, 50, bairro do Triângulo. 

> Rua 15 Scotch Bar: Avenida Francisco Campos, 64, Centro. 

> Celebrai Eventos: Rua Goiás, 1966, bairro Oswaldo Soares Costa. Telefone: (37) 9 9916-6276.

Texto de Leonardo Mendonça.