Atrativos

Dores do Indaiá, pequena cidade de 14 mil habitantes do centro-oeste de Minas Gerais, possui inúmeros atrativos turísticos e culturais de grande relevância, tais como a Igreja de Nossa Senhora das Dores, o suntuoso Castelo Indaiá, a imponente e tradicional Escola Estadual Francisco Campos, a linda praça Lacerda, a bela vista do Alto da Capelinha, a arquitetura exuberante da Santa Casa de Misericórdia Doutor Zacarias, a simplicidade da praça dos Coqueiros, a relevância religiosa da Igreja do Rosário, a história e arquitetura da Escola Municipal Doutor Zacarias, a reformulada Estação Ferroviária, a antiga sede da prefeitura municipal, a praça Cívica, a tradição da Igreja de São Sebastião, a beleza da praça Matriz, da arquitetura moderna do Indaiá Clube e a simplicidade da praça Abaeté. Veja a seguir os principais atrativos da cidade. 

A Igreja de Nossa Senhora das Dores localiza-se bem na região central de Dores do Indaiá, de estilo neoclássico e bem suntuosa, a Igreja Matriz possui amplo espaço para fiéis e visitantes para diversos eventos religiosos, como as celebrações da Semana Santa. A edificação da Igreja Matriz foi inaugurada em 1921, entretanto, os alicerces do templo religioso foram instalados nos últimos anos do século XIX. No espaço interno da igreja, o piso em cerâmica trabalhado é original, exceção do altar-mor, que foi fixado recentemente. Há ainda vitrais simples e monocromáticos. As paredes laterais foi fixada a representação moderna da Paixão de Cristo e as escadas em madeira que levam ao coro e a torre são originais e em bom estado de conservação. 

FOTO 01: Igreja de Nossa Senhora das Dores, a Igreja Matriz de Dores do Indaiá, inaugurada em 1921.

O Castelo Indaiá também conhecido como Castelinho é um dos principais atrativos e é o maior complexo de eventos de Dores do Indaiá. O complexo localiza-se na zona rural da cidade, ao lado do perímetro urbano, as margens da rodovia MG-176. O complexo do Castelo Indaiá possui uma área de 30 mil metros quadrados e 5 mil metros quadrados de área construída. O castelo principal possui 4 andares, com amplo espaço e belo acabamento, há também uma linda lagoa, com boa estrutura para diversão. Hoje ele é utilizado em eventos variados, tais como o Réveillon, casamentos, aniversários, feiras e congressos.

FOTO 02: O belíssimo Castelo Indaiá, um dos principais atrativos turísticos da cidade. 

Um dos principais colégios públicos de Dores do Indaiá, a Escola Estadual Francisco Campos foi fundada em 26 de março de 1928 pelo ilustre político dorense e ex-ministro da Educação do Governo Getúlio Vargas, Francisco Campos. 
O prédio da instituição foi construído no final da década de 1920, com estilo neoclássico e bem suntuoso, são dois andares, além de uma fachada imponente e escadaria de mármore. Na parte interna da Escola Normal, o espaço é bastante amplo com piso antigo de cerâmica bem trabalhada, escadas internas de mármore e grades de ferro. A Escola Normal já foi referência educacional na região nos anos de 1920 e 1930, recebendo professores renomados e excelente acervo didático e literário. Nos últimos anos a escola passou por uma grande reforma, mantendo suas características originais. Também foi o primeiro bem material a ser tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Dores do Indaiá, dando maior proteção e relevância ao local. 

FOTO 03: A tradicional Escola Estadual "Francisco Campos".

A praça Alexandre Lacerda Filho, mais conhecida como praça Lacerda, é um dos principais locais de lazer, esportes e descanso de Dores do Indaiá, e é rodeada de casarões coloniais centenários bem conservados. A
 praça é o local de origem de Dores do Indaiá, foi nesse espaço que se instalaram os primeiros habitantes da cidade. O lugar está muito bem cuidado, possui vários bancos, árvores centenárias e quadras de areia para esportes como o futebol, vôlei e peteca, além de uma área para corridas e caminhadas. Há também um monumento em forma de "100", que foi construído no ano de 1985 em homenagem ao aniversário de 100 anos de Dores do Indaiá. Ali existia a antiga Capela de São Sebastião, que foi demolida em 1937. 

O Alto da Capelinha, mais conhecido como Morro da Capelinha pelos moradores, tem vista privilegiada de praticamente todo perímetro urbano, além de boa parte da zona rural de Dores do Indaiá. Conta-se que havia uma pequena capela em seu cume, e de lá avista-se todo Arraial de Boa Vista. Hoje, com uma estátua de porte médio do Cristo com os braços abertos para a cidade, o local é muito frequentado pela apreciação da bela vista que possui. Daí o outro nome popular dado ao local, Morro da Bela Vista. Em agosto de 2019 foi inaugurada a Capelinha de São José com características semelhantes que havia a capela de antigamente. 

FOTO 04: O Alto da Capelinha, onde se localizam o Cristo e a Capelinha de São José. 

As origens da Santa Casa de Misericórdia "Doutor Zacarias" de Dores do Indaiá é datada de 1890, quando o presidente da câmara de vereadores da época, o Doutor Zacarias, iniciou as atividades da instituição denominada "Casa de Caridade" em uma residência próxima a praça dos Coqueiros. Somente no início da década de 1930 teve um movimento de ilustres dorenses com ajuda de Francisco Campos com intuito de construir uma nova sede para a instituição. A nova sede foi inaugurada em primeiro de novembro de 1935 em um grande local da praça Lacerda, contando também com uma equipe médica bem qualificada, com nomes como o Doutor José Argemiro de Moura, Doutor Edgard Pinto Fiúza entre outros. Hoje a Santa Casa de Misericórdia de Dores do Indaiá realiza atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a vários convênios médicos. 

FOTO 05: Santa Casa de Misericórdia "Doutor Zacarias", localizada no centro de Dores do Indaiá. 

A praça Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como praça dos Coqueiros, é um dos mais belos locais de Dores do Indaiá. A praça dos Coqueiros foi fundada em 1863 pelo missionário italiano Frei Paulino. O local é bastante charmoso, com vários bancos, muitos coqueiros e uma grande cruz de madeira no centro, com algumas peças representando o suplício de Jesus. O horizonte da praça é espetacular. Com vista privilegiada, é possível observar uma parte da zona rural de Dores, além do lindo pôr-do-sol. Local propício para relaxar e socializar, principalmente ao entardecer. 

FOTO 06: A bela vista da praça "Sagrado Coração de Jesus ", a praça dos Coqueiros. 

Símbolo da religiosidade em Dores do Indaiá, a igreja do Rosário localiza-se bem na área central do bairro do Rosário, seu entorno encontra-se a praça do Rosário, vários casarões coloniais centenários muito bem conservados, além da atual sede da Prefeitura Municipal. O início da construção da igreja do Rosário é datada de 1956, de estilo arquitetônico moderno, a igreja é bem imponente, podendo ser vista por várias partes da cidade. Na área externa da edificação possui um relógio e um alto-falante que chama a comunidade dorense para as missas e reproduz as badaladas do sino. Mas é no mês de agosto de todo ano que a religiosidade e a cultura do congado dorense se afloram, devido a realização da Festa do Rosário, cuja a igreja do Rosário é parte fundamental dos festejos. 

FOTO 07: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, símbolo de fé e religiosidade.  

Com uma história quase centenária e também o colégio mais antigo de Dores do Indaiá, a Escola Municipal  Doutor Zacarias foi inaugurada após uma série de iniciativas locais com a ajuda do ilustre dorense Francisco Campos em 7 de setembro de 1922. Inicialmente passou a funcionar onde é hoje a atual Santa Casa de Misericórdia "Doutor Zacarias". O nome da escola foi em homenagem ao médico dorense Doutor Antônio Zacarias Álvares e Silva. O prédio da sede atual é do início da década de 1930 e possui estilo clássico, de muito boa estrutura física. A escola conta com inúmeras salas grandes e bem arejadas, salão para atividade educacionais e culturais, grande pátio, biblioteca e parque infantil. Em 2019 a escola foi municipalizada, devido a um processo do Governo de Minas Gerais na redução de gastos na educação no estado. Hoje a escola oferece turmas do ensino infantil, contribuindo para uma educação pública de qualidade e gratuita.

FOTO 08: Escola Estadual "Doutor Zacarias", ícone da educação em Dores do Indaiá.  

A famosa Estação Ferroviária de Dores do Indaiá foi inaugurada em 28 de dezembro de 1922 pela Estrada de Ferro Paracatu e desativada em 1968, com a extinção do trecho Bom Despacho / Barra do Funchal. A estação e a estrada de ferro tiveram importância fundamental para o desenvolvimento econômico e populacional da cidade, principalmente na primeira metade do século XX. O prédio foi recentemente reformado com um lindo projeto arquitetônico com recursos do Fundo Estadual de Cultura. Além do espaço abrigar o museu da Memória Congadeira, abrigando objetos e lembranças da Festa do Rosário, vai ser sede também da Biblioteca Municipal "Emílio Moura", que possui o maior acervo literário e didático de Dores do Indaiá. 

FOTO 09: A reformada Estação Ferroviária de Dores do Indaiá.

A edificação da antiga sede da cadeia pública e da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá foi erguida em 1928 no tradicional bairro do Rosário com a idéia inicial de ser o fórum da comarca, fato que nunca aconteceu. O prédio de dois andares funcionou como cadeia até 1983, quando naquele ano a prefeitura se instalou, tendo as atividades do executivo municipal funcionando ali até o final da década de 2010. Boa parte das características originais da construção foi mantida, tais como a bela fachada principal em estilo neoclássico com quatro colunas centrais, as escadas de mármore, o piso de cerâmica bem trabalhada, janelas gradeadas e pátio interno. A antiga cela de castigo, conhecida como "corro", também foi preservada. 

A praça Waldemar de Oliveira Barbosa, mais conhecida como praça Cívica, está localizada bem no centro de Dores do Indaiá. A praça Cívica é constituída basicamente por um grande coreto localizado no centro da praça, além de grandes palmeiras ao redor do local e inúmeros bancos para o descanso e lazer da comunidade. A região é passagem de inúmeras pessoas que visitam a cidade e acessam a avenida principal. O nome da praça é uma homenagem ao grande historiador dorense Waldemar de Almeida Barbosa. A praça possui é apelidada assim devido aos eventos de cunho cívico que costumam acontecer ali, como as comemorações da Independência do Brasil no dia 7 de setembro e do aniversário de Dores do Indaiá no dia 8 de outubro. Mas o local ultimamente vem recebendo eventos de diversos tipos, como o carnaval.

A tradicional igreja de São Sebastião, do popular bairro de São Sebastião de Dores do Indaiá, integra a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que é vinculada à Diocese de Luz. A Igreja de São Sebastião foi a primeira matriz de Dores do Indaiá, entre 1832 e 1921, quando a igreja se localizava na praça Lacerda (antigamente denominada também de Largo de São Sebastião), na região central de Dores. Hoje, a edificação de estilo arquitetônico moderno é bastante suntuosa, teve uma grande reforma recente, preservando os aspectos originais de meados do século XX. A igreja também possui um belo relógio externo e um sino que realiza fortes badaladas. O acesso principal se dá pela rua Capitão Amaro e pela avenida Irmã Inês. 

FOTO 10: A tradicional igreja de São Sebastião, localizada no bairro de São Sebastião.  

A bela praça matriz de Dores do Indaiá
, renomeada praça Prefeito Mário Carneiro, localiza-se bem na região central da cidade, rodeada de várias edificações importantes, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, o Fórum, a Escola Doutor Zacarias, o antigo prédio da Câmara Municipal de Vereadores e o prédio do Banco do Brasil. A charmosa praça possui bem ao seu centro uma linda fonte iluminada, ao lado de uma bela araucária, revelando a riqueza de espécies que existe em seus canteiros. Mesmo no centro, um ambiente propício para o descanso e lazer. Na praça da Matriz de Dores também são realizadas diversas festas e eventos durante todo ano. São eventos em geral de cunho religioso e cultural, destacando-se as procissões e missas campais da Semana Santa, os desfiles dos ternos da Festa do Rosário e o desfile de abertura com vários elementos da cultura caipira da Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá. 

Uns dos clubes esportivos mais tradicionais de Dores do Indaiá, o Indaiá Clube foi fundado em 29 de abril de 1971 com o objetivo de oferecer a população dorense um espaço de lazer, recreação e entretenimento. O Indaiá Clube localiza-se na Avenida Francisco Campos, 702, bem no centro da cidade. O estabelecimento possui ótima infraestrutura, como academia, espaço para festas e eventos, duas piscinas, tobogã, quadra para vôlei e peteca, quadra de futsal com arquibancada, tênis de mesa, bar, sauna e banheiros amplos. Além disso são ofertados diversos serviços, como aulas de natação. 

A praça Tenente Zacarias Zica, mais conhecida como praça Abaeté, está localizada no centro comercial do bairro São Sebastião, em Dores do Indaiá.  Hoje, a praça é um dos principais locais de lazer e descanso do bairro. O nome da praça é uma homenagem ao Tenente Zacarias Zica, que foi um ilustre dorense que combateu pelo Brasil na Guerra do Paraguai no século XIX. A praça Abaeté, como é conhecida, ganhou esse nome por estar próxima a saída de Dores rumo a cidade vizinha de Abaeté. O espaço foi recentemente reformado, possui um relógio-de-sol e nos seus canteiros uma mini-pista de skate, brinquedos para as crianças e grandes árvores que dão uma boa sombra. 

Em suma, Dores do Indaiá possui inúmeros atrativos turísticos de grande importância que contam um pouco da história e do desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. Aqui elencamos apenas 16 atrativos que simbolizam a cidade, entretanto, Dores possui vários outros atrativos culturais e naturais bem relevantes. 

Texto de Leonardo Mendonça, do blog Folha do Indaiá, com informações do Inventário da Oferta Turística  de Dores do Indaiá.