CIRCUITO TURÍSTICO

projeto do circuito turístico nasceu em 2008, após a percepção de pessoas envolvidas com a atividade turística, que a região tem um grande potencial turístico baseado essencialmente em dois eixos: o primeiro é das paisagens naturais, expressada pelo morfoclima do cerrado e o segundo é o da cultura regional, expresso pelas festas religiosas e agropecuárias, pela culinária e pelo artesanato.

A denominação do circuito é referente ao rio Indaiá, um dos principais rios da região que permitiram o povoamento e conseqüentemente a criação das vilas e cidades. Indaiá tem seu nome herdado de uma palmeira indígena, inicialmente chamada de Andaya.

O circuito turístico “Caminhos do Indaiá” foi o 48° circuito de Minas Gerais e o 2° circuito da região centro-oeste de Minas a ser certificado pela Secretaria do Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG), sendo que essa certificação foi concedida em novembro de 2010, após o cumprimento de uma série de exigências da entidade. O circuito é formado por oito municípios da região centro-oeste: Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Matutina, Quartel Geral, Santa Rosa da Serra e Serra da Saudade, e a sede do circuito se localiza no município de Dores do Indaiá.

Depois da certificação, as políticas da SETUR-MG estarão voltadas para a fortificação da associação, como a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento, de roteirização, de sinalização turística, além de cursos de capacitação e de melhorias do serviço e dos equipamentos turísticos nos municípios integrantes do circuito “Caminhos do Indaiá”.

É importante ressaltar que o circuito turístico faz parte de uma política pública do governo de Minas Gerais, implementada através da SETUR-MG. Esse conjunto de municípios do circuito turístico é sempre escolhido de maneira a possuírem atividades culturais, sociais e econômicas semelhantes, para até mesmo facilitar no desenvolvimento de políticas para a atividade turística.


INFORMAÇÕES DOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO CIRCUITO TURÍSTICO 

> Dores do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Luz: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Estrela do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Serra da Saudade: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Quartel Geral: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Matutina: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/
> Santa Rosa da Serra: http://folhadoindaia.blogspot.com.br
> Cedro do Abaeté: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/

Fonte: folhadoindaia.blogspot.com

MAPA DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS DO INDAIÁ



Fonte: Setur-MG

VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DO CIRCUITO



Fonte: Circuito Turístico Caminhos do Indaiá.