OS EVENTOS TRADICIONAIS


Dores do Indaiá é repleta de eventos no ano inteiro. A cidade aproveita boa parte dos suas potencialidades culturais e naturais no intuito do desenvolvimento local. a os principais eventos podemos citar o carnaval, a semana santa, a exposição agropecuária, a festa do rosário e o reveillon. Esses eventos divulgam a cidade e promovem o desenvolvimento turístico, com a melhoria dos equipamentos, como restaurantes, hotéis, pousadas e empresas de transporte.

No primeiro semestre a cidade se agita com o carnaval, que tem como locais tradicionais a praça do triângulo e os clubes de Dores do indaiá. Já a semana santa é uma época que o
município recebe muitos fiéis para as caminhadas que envolvem as principais igrejas católicas, ruas e praças.

Já no segundo semestre ocorrem os dois principais eventos. A exposição agropecuária geralmente ocorre em meados de julho no parque de exposição Sigfredo Costa, contando com o cortejo e shows setanejos, além dos rodeios e exposição de gado leiteiro. Em agosto, a festa do rosário chega as dezenas de ternos circulando pela cidade, atraindo visitantes de toda Minas Gerais e de outros estados, com a finalidade de agradecimento e devoção a Nossa Senhora do Rosário. Por fim, o reveillon é sempre um momento de transição dos anos que servem para comemoração e confraternização nos clubes, nas casas e no Castelo Indaiá.

PRINCIPAIS EVENTOS

> Fevereiro: Carnaval
> Abril: Semana Santa
> Julho: Exposição Agropecuária
> Agosto: Festa do Rosário
> Outubro: Aniversário da cidade
> Dezembro: Reveillon
 
Texto de Leonardo Mendonça.