18 março 2016

PREFEITURA DE DORES DO INDAIÁ


A edificação foi erguida, na primeira metade do século XX. Nesse prédio de dois pavimentos funcionou, até 1983, a cadeia pública da cidade. Naquele ano, o estabelecimento foi transferido para outro local e a edificação passou a sediar a Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá. 

O fato de ter sido originalmente uma cadeia provoca, no interior do prédio, a curiosa situação de que as antigas celas e instalações carcerárias abriguem hoje as salas de trabalho da administração municipal. 

Boa parte das características originais da construção foi mantida, tais como a fachada principal, as escadas de mármore, o piso de cerâmica trabalhada, as janelas gradeadas e o pátio interno, onde foi plantada uma palmeira. A antiga cela de castigo, conhecida como “corró”, foi também mantida. As portas antigas foram substituídas, mas uma delas permanece intacta – essa é externa feita de ferro e madeira, bastante pesada, que, no passado, separava a área interna da cadeia do quintal. O pé direito é alto; as paredes são grossas e a fachada principal é majestosa, apresentando quatro colunas centrais, encimadas por um pináculo decorado; uma escada de mármore de acesso ao prédio; três portas centrais e várias janelas. O conjunto está pintado em tom vermelho claro e é ornado por duas árvores plantadas ao lado da entrada principal.

Fonte: Folha do Indaiá.