CARNAVAL E DORES DO INDAIÁ


O carnaval em Dores do Indaiá, cidade do centro-oeste de Minas Gerais, é um evento que tem registros históricos desde o começo da emancipação político-administrativa da cidade.

São registros em que são mostrados a população pela rua, com adereços, com roupas coloridas sendo entusiasmadas pela alegria e musicalidade da época.

Já a partir de meados do século XX, houve um movimento interessante das festas carnavalescas terem como ápice nos clubes da cidade, como o extinto Dores Clube e o Indaiá Clube, bem no centro da cidade.

As marchinhas, toda a agitação da população que virava as madrugadas, era símbolo de um tempo áureo do carnaval em Dores do Indaiá que reunia em boa parte a elite social e econômica. 

E essas festas carnavalescas nos clubes da cidade tinham cobertura jornalística ampla através dos textos e fotografias do jornal "O Liberal". Era uma imprensa atuante, que de fato mostrava o que acontecia nos eventos em Dores.

De um tempo pra cá, a força do carnaval de fato mais popular tomou conta da cidade, realizado nas praças, como na praça do Triângulo e da praça Cívica, com shows musicais agitados misturada com a tão tradicional musica sertaneja. 

Texto de Leonardo Mendonça, do blog Folha do Indaiá. 

Comentários