DORES DO INDAIÁ É DESTAQUE NA GESTÃO AMBIENTAL A NÍVEL NACIONAL

Dores do Indaiá está efetivando melhorias na gestão ambiental do município, em especial, na destinação correta do lixo domiciliar.

De acordo com dados obtidos da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, dentre os 853 municípios mineiros, somente 63 contam com uma Usina de Triagem e com a destinação correta do rejeito em aterro sanitário, e Dores do Indaiá está entre esses municípios modelos.

Após o recolhimento nas residências, os resíduos gerados passam por um processo de separação, possibilitando seu aproveitamento. Desta forma, materiais como papel, plástico, metal e alumínio são leiloados através de processo licitatório, revertendo em melhorias para o município. Já o material considerado “rejeito”, que antes era enviado para o antigo aterro controlado (o qual ofertava diversos transtornos para o meio ambiente, além de proliferação de vetores de doenças), agora é encaminhado para o aterro sanitário licenciado na cidade de Bambuí/MG.

Ressaltamos que a destinação correta impacta positivamente não só o meio ambiente, mas também toda a saúde pública. A atual gestão sabe o quanto é difícil para pequenos municípios se enquadrarem dentro das legislações ambientais, mas não mede esforços para o bem da população.

Recentemente, Dores do Indaiá, que faz parte do Consórcio CIAS, foi reconhecido como CIDADE MODELO no tratamento dos seus resíduos sólidos. Confira o reconhecimento dos esforços da Administração Municipal pelo CIAS em: https://consorciocias.com.br/dores-do-indaia-investe-na-usina-de-triagem-e-reciclagem/

A responsabilidade de manter nossa cidade limpa, organizada e ecologicamente equilibrada é de todos! Faça sua parte: não jogue lixo domiciliar em local inadequado, como praças, canteiros, trevos e lotes. Faça o descarte consciente em local adequado.

Texto retirado do site da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, com a adaptação de Leonardo Mendonça. 

Comentários